Promover a participação da comunidade nas atividades escolares é o alvo do projeto “Família na Escola", desenvolvido na Escola Estadual “Professor João Batista”, em Tangará da Serra (245 km de Cuiabá).
O projeto foi criado em 2010 pela coordenação da escola, sob supervisão da professora Matildes Aparecida Trettel de Oliveira. Ela lembra que na ocasião houve a realização de palestras para a comunidade sobre diversas temáticas voltadas para a realidade local.
“Por exemplo, no dia dos pais do ano passado, trouxemos um médico que falou à comunidade sobre a saúde do homem”, contou. “Esse ano já demos início a realização de oficinas para qualificação de pais e mães e familiares”, disse.
Entre as atividades oferecidas pelos professores estão oficinas de crochê, ginástica, dança do ventre, decopagem, reciclagem de tecidos e confecção de flores artificiais, entre outros. “O trabalho é realizado de forma voluntária durante a semana”, informa.
Trazer a família para dentro da escola, conforme diz a professora contribui para o fortalecimento da relação entre direção, coordenação e todos os educadores e funcionários. “A ideia é que os pais conheçam melhor o universo escolar de seus filhos, haja vista que é o lugar onde os mesmos passam a maior parte do tempo”, cita.
Publicações
As ações desenvolvidas pela escola já renderam a publicação de 10 livros e uma revista intitulada “Pedagógica”. As publicações são baseadas em textos produzidos pelos alunos, referente à história de Mato Grosso.
Ainda em 2010, a escola elaborou uma agenda escolar voltada ao atendimento das necessidades de professores, funcionários, pais e alunos.
“O intuito da elaboração da agenda é para facilitar a comunicação entre professores e alunos; proporcionar aos estudantes uma melhor organização de seus trabalhos escolares; facilitar aos pais o controle das atividades escolares de seus filhos e registrar na agenda as produções textuais realizadas por eles”, destacou.
Dificuldades.
Dificuldades.
A Escola Estadual de ensino fundamental e médio Professor João Batista possui mais de 900 alunos, 40 professores e demais funcionários. Matildes de Oliveira ressalta que apesar dos problemas de infraestrutura enfrentados pela unidade, o desenvolvimento do projeto “Família na Escola" demonstra que “tanto seus profissionais, quanto pais e alunos estão empenhados na construção de uma Educação inclusiva e de qualidade”, finalizou.
Lista de outros projetos desenvolvidos pela Escola.
- Simulado JB que acontece bimestralmente;
- Acompanhamento Pedagógico para Todos;
- Projeto de Leitura;
- Viajando Buscando Arte;
- Blogs de todas as disciplinas;
- Leitura e Produção de Textos;
- Dança do Ventre.
- Acompanhamento Pedagógico para Todos;
- Projeto de Leitura;
- Viajando Buscando Arte;
- Blogs de todas as disciplinas;
- Leitura e Produção de Textos;
- Dança do Ventre.
0 comentários:
Postar um comentário