sexta-feira, 21 de outubro de 2011

XI FEIRA DO CONHECIMENTO

Parabéns a todos os professores da Escola Prof. João Batista pelo excelente trabalho na XI Feira do Conhecimento.

Equipe Escola João Batista

Moção de Aplausos

        Compartilhamos uma boa noticia: No dia 17 de outubro de 2011, na Camara de Vereadores, a Professora Maria Elena Santos Gomes recebeu a moção de aplausos devido a redação de sua aluna Karina Norbach sobre a importância do voto.

        Prezada Professora Maria Elena, nossos cumprimentos de alegria e muito respeito pelo trabalho reconhecido.

Equipe Escola João Batista

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projeto em Tangará da Serra traz Família para a Escola


Site SEDUC/MT: clique aqui

Promover a participação da comunidade nas atividades escolares é o alvo do projeto “Família na Escola", desenvolvido na Escola Estadual “Professor João Batista”, em Tangará da Serra (245 km de Cuiabá).
O projeto foi criado em 2010 pela coordenação da escola, sob supervisão da professora Matildes Aparecida Trettel de Oliveira. Ela lembra que na ocasião houve a realização de palestras para a comunidade sobre diversas temáticas voltadas para a realidade local.
“Por exemplo, no dia dos pais do ano passado, trouxemos um médico que falou à comunidade sobre a saúde do homem”, contou. “Esse ano já demos início a realização de oficinas para qualificação de pais e mães e familiares”, disse.
Entre as atividades oferecidas pelos professores estão oficinas de crochê, ginástica, dança do ventre, decopagem, reciclagem de tecidos e confecção de flores artificiais, entre outros. “O trabalho é realizado de forma voluntária durante a semana”, informa.
Trazer a família para dentro da escola, conforme diz a professora contribui para o fortalecimento da relação entre direção, coordenação e todos os educadores e funcionários. “A ideia é que os pais conheçam melhor o universo escolar de seus filhos, haja vista que é o lugar onde os mesmos passam a maior parte do tempo”, cita.
Publicações
As ações desenvolvidas pela escola já renderam a publicação de 10 livros e uma revista intitulada “Pedagógica”. As publicações são baseadas em textos produzidos pelos alunos, referente à história de Mato Grosso.
Ainda em 2010, a escola elaborou uma agenda escolar voltada ao atendimento das necessidades de professores, funcionários, pais e alunos.
“O intuito da elaboração da agenda é para facilitar a comunicação entre professores e alunos; proporcionar aos estudantes uma melhor organização de seus trabalhos escolares; facilitar aos pais o controle das atividades escolares de seus filhos e registrar na agenda as produções textuais realizadas por eles”, destacou.
Dificuldades.
A Escola Estadual de ensino fundamental e médio Professor João Batista possui mais de 900 alunos, 40 professores e demais funcionários. Matildes de Oliveira ressalta que apesar dos problemas de infraestrutura enfrentados pela unidade, o desenvolvimento do projeto “Família na Escola" demonstra que “tanto seus profissionais, quanto pais e alunos estão empenhados na construção de uma Educação inclusiva e de qualidade”, finalizou.
Lista de outros projetos desenvolvidos pela Escola.
- Simulado JB que acontece bimestralmente;
- Acompanhamento Pedagógico para Todos;
- Projeto de Leitura;
- Viajando Buscando Arte;
- Blogs de todas as disciplinas;
- Leitura e Produção de Textos;
- Dança do Ventre.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

GABARITOS - SIMULADO JB - 2º BIMESTRE

Obs: Alunos do 1º ano - Quem marcou como resposta a letra "a" ou a letra "d" da questão 40 de Biologia está correta, pois as duas alternativas contém respostas idênticas.
Retificação: O gabarito da disciplina de Sociologia do 2º ano foi corrigida.


Obs: Alunos do 1º ano - Quem marcou como resposta a letra "a" ou a letra "d" da questão 39 de Biologia está correta, pois as duas alternativas contém respostas idênticas.

Festa Julina

Vai tê festa na escola 

FESTA JULINA INTERNA

Dia 09 de julho, a partir das 15:00 horas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

SIMULADO - 2º BIMESTRE

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Dia 06 de Julho acontece o Simulado JB - 2º Bimestre na Escola
Não faltem!!! 

No dia 07 de julho estará disponível aqui no blog o gabarito oficial.

domingo, 12 de junho de 2011

Como educar seus filhos nos dias de hoje.

Como educar os filhos corretamente? Esta é uma pergunta que milhares de mães e futuras mamães se fazem diariamente, qual será a “fórmula mágica” para cuidar de uma criança, cuidar de sua educação e fazer com que ela cresça dentro da sociedade como um exemplo de criança e também de pessoa e que além do filho a mãe também seja um exemplo para as outras pessoas.

Não há uma mágica que vá fazer o seu filho ser e agir somente da maneira que você quiser até mesmo porque ele (a) é um ser humano, e assim como todos os humanos, tem vontade própria, o que você pode fazer é mostrar a ele como agir corretamente – não como agir –a dica é sempre mostrar os dois lados do mundo, o lado certo e o lado errado e instruí-lo para que ele (a) siga sempre o caminho correto.

Ensiná-lo a grande diferença que existe entre a verdade e a mentira, nunca tentar esconder nenhum fato ou notícia dele quando o mesmo tiver curiosidade, caso seja algo muito forte tente “maquiar”, mas nunca esconder ou mentir, fala sobre todos os assuntos sempre com muita naturalidade, porque dessa forma ele já vai se adequando às realidades da vida. Não importa o quão constrangedora seja a sua dúvida, sempre responda com a verdade, claro usando sempre palavras e argumentos que sejam condizentes com a sua faixa etária. Os bons modos nunca podem ficar fora de questão ensinar as “palavras mágicas”, ensinar o poder da palavra desculpa, nunca incentivar uma briga ou qualquer coisa do gênero, mostrar sempre que existem formas fáceis e certas de conseguir o que ele quer dizer sempre que pegar coisas dos colegas é errado e existem punições para estas atitudes, mas agindo sempre com muito carinho e amor é claro. Lembrando sempre que a melhor forma de educar o seu filho nos dias atuais é utilizar sempre o diálogo, nunca usar da agressão e também nunca deixar faltar a verdade para com ele e na frente dele, maus exemplos geram pessoas más.